quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aspectos Físicos dos Estados Unidos Parte Três - Vegetação, Hidrografia e Poluição

Vegetação
Existem bosques de coníferas na região das Montanhas Rochosas, estepes e pradarias nos Apalaches, imensos campos de algodão na zona do Golfo do México, vegetação ártica nos cumes mais altos e todo tipo de cactos e plantas xerófilas nas zonas desérticas.
No comprimento e largura do território há bosques de abetos nas zonas ao redor do rio Hudson, ácers, carvalhos, olmeiros, nogais, faias e tilos na zona ocidental, chaparrais na Califórnia, abetos vermelhos de Washington e artemisias, pinheiros, zimbros e carvalhos em Orégon. O deserto oferece sua beleza e as plantas que lá encontram-se recolhem a escassa água que a chuva proporciona para sobreviver o ano todo.


Hidrografia
O rio Mississippi tem a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, excedida em tamanho apenas pelas bacias do Amazonas e do Congo. O delta do Mississippi forma o estuário e foz do rio Mississippi e é formado por aluviões depositados pelo rio quando este se aproxima das águas do golfo do México. O delta do Mississippi constitui um rico ecossistema ameaçado pelas actividades humanas. O delta cobre uma área de 75 000 km², sobre o qual vivem cerca de 2,2 milhões de pessoas, a maior parte dos quais vive na aglomeração de de Nova Orleans. Comparado com outros deltas, como o delta do Nilo, a densidade populacional é relativamente baixa. Os rios da Confederação eram geralmente navegáveis. Isto permitia um transporte fácil e barato dos produtos agrícolas na época de paz. Levando em conta a proximidade das grandes plantações aos rios e aos portos marítimos, o sistema ferroviário foi construído como um meio de locomoção complementar. Durante a guerra, a vasta geografia da região resultou ser um problema para a logística das tropas federais. Os soldados da União usavam os quartéis inimigos capturados para se protegerem e as linhas de ferrovia dos territórios recuperados para o transporte. Porém, a armada da União aproveitava os rios navegáveis, desde 1862, fazendo os seus trabalhos logísticos mais fáceis e complicando, de passagem, os das tropas confederadas. Depois da queda de Vicksburg em julho de 1863, ficou impossível para as unidades Confederadas cruzarem o Mississippi, por ser constantemente patrulhada por barcos federais armados com canhões. O Sul, portanto, perdeu o controle que exercia sobre as regiões ocidentais.

Poluição

Os Estados Unidos, sendo um dos países mais desenvolvidos do mundo, é um dos mais poluidores do mundo, estima-se que no ano passado ele soltou 5,8 bilhões de toneladas de gás carbônico, uma estimativa menor apenas do que a da China (6,2 bilhões). O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 prevê a redução de gases para os próximos anos, mas países como os Estados Unidos não ajudam, pois sem ter justificativas concretas não participa do protocolo.

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

0 comentários:

Postar um comentário